A categorização dos produtos dentro de um e-commerce é feita através de níveis hierárquicos, sendo que ao primeiro deles é dado o nome de Departamento, ao segundo Categoria e ao terceiro Subcategoria. Aconselha-se que, para não haver perda em relação à usabilidade do site, a construção da árvore de categorias seja feita utilizando no máximo três níveis. Para exemplificar tais conceitos, imagine uma loja de moda, cujo departamento seja “Feminino”, a categoria “Acessórios” e a subcategoria “Cintos”. O cadastro dos departamentos, categorias e subcategorias é feito dentro do módulo E-commerce do admin da VTEX. Antes de iniciar o cadastro, é aconselhável que a árvore de categorias da loja seja pensada, desenhada e definida.

Siga o passo-a-passo abaixo para a configuração.

  1. Acesse o módulo E-Commerce;
  2. Passe o mouse na aba Cadastro de Produtos;
  3. Clique na opção Categoria;
  4. Clique no primeiro nível de categoria;
  5. Clique em ações;
  6. Clique em Incluir
  7. Preencha os campos conforme indicação abaixo;
  8. Clique em Salvar.

 

Segue a definição de cada um dos campos.

  • Nome: Nome do departamento ou da categoria.
    OBS.: Esse campo aumenta o SEO. Use palavras simples e evite outros idiomas ou palavras de escrita complexa.
  • Palavras Substitutas: São sinônimos de termos relacionadas ao nome do departamento ou categoria.
    Exemplo:
    Televisão – TV
    Cachorro – Cão
  • Título da Página na Categoria (Tag Title): ao acessar a página do departamento ou categoria, o título da página (texto que se encontra na aba do navegador) será representado com o que estiver escrito neste campo. OBS.: Campo importante para motores de busca. Defina corretamente para aumentar o SEO.
  • Descrição da Categoria (Meta Tag Description): breve descrição sobre a categoria. É aconselhável não ultrapassar 150 caracteres para que os mecanismos de busca possam mostrá-lo de forma correta nos resultados de pesquisa.
  • AdWords Remarketing Code: código utilizado para campanha do Google Adwords.
  • Lomadee Campaing Code: código utilizado por campanhas do Buscapé.
  • Categoria Pai: caso a categoria a ser cadastrada for uma categoria “filha”, isto é, uma subcategoria ou uma categoria de um departamento, será neste campo que você deve informar o “pai” a qual ela pertence.
  • Flag Menu: categoria ou departamento que aparecerá no menu superior e no menu lateral do site.
  • Flag Ativo: torna ativa ou inativa a categoria ou departamento.
  • Flag Menu com link ativo: a categoria ou departamento terá um link ativo no site.
  • Flag Filtro de Marca: a categoria ou departamento terá em sua página um filtro para marca.
  • Modo de exibição dos produtos: define como os SKUs serão exibidos. conforme abaixo:
  • Lista de SKUs – todos os SKUs desse departamento/categoria serão exibidos na página do produto, através de uma lista. Cada qual com seu botão “Comprar” ao lado.

Caixas de Seleção (comboBox) – todos os SKUs desse departamento/categoria precisarão ser selecionados através de uma caixa de seleção de valor único (ComboBox).

Ícones de seleção de radio (radioBox) – todos os SKUs desse departamento/categoria precisarão ser selecionados através de seleção de radio.

Segue definição da especificação do SKU – todos os SKUs desse departamento/categoria serão selecionados de acordo com a aba de especificação no formulário de SKU, sendo esse formato pré-configurado em “Campo SKU” e seus valores, as opções do Tipo são Combo ou Radio.
Seguem imagens abaixo:

Lista de SKUs

Caixas de Seleção (comboBox)

Ícones de seleção de radio (radioBox)

Segue definição da especificação do SKU