VTEX a verdadeira plataforma SaaS

 

Desde a fundação da VTEX em 1999 o modelo de software implementado foi sempre o Software como serviço, conhecido como SaaS. Claro que de lá para cá, muita coisa evoluiu: o mundo cloud se tornou uma realidade e os serviços de infraestrutura como serviço (IaaS) diminuíram custos e mudaram a forma de desenvolver. E a VTEX acompanhou essa evolução.

Evolução do software como serviço (SaaS)

Nos primórdios do modelo SaaS, nos anos 2000, os fornecedores, assim como a VTEX, implementaram o que viria a ser chamado de SaaS Single Tenant ou a primeira geração do software como serviço. Nesse modelo, o fornecedor prestava os seguintes serviços:

  • Infraestrutura: servidores, firewall, banda, cache etc;
  • Manutenção e correção de bugs;
  • Evoluções

A partir de 2006, esse modelo começou a ganhar grande força no mercado americano e europeu, sendo que no Brasil ainda era pouco trabalho. Mas uma característica ainda atrapalhava o crescimento desse modelo: o fornecedor tinha, para cada um de seus clientes, um código fonte, um sistema.

single-tenant-1.png De início, esse modelo trouxe um grande benefício para o varejista, que agora terceirizava com um especialista de tecnologia um dos serviços mais complexo de se administrar: a infraestrutura.

Esse modelo trouxe bastante benefício ao fornecedor além de gerar escala e especialização. Porém, após alguns anos, esse modelo apresentou um problema: como tornar uniforme diferentes códigos, já que cada cliente tinha o seu dentro da infraestrutura do fornecedor.

Foi a partir daí que muitos fornecedores começaram a apresentar problemas. O que no início era uma vantagem, prestar serviços para os varejistas, começou a gerar gargalos, gerenciar centenas de códigos.

O software como serviço Single Tenant – a segunda geração do SaaS

A VTEX sempre teve o viés de investimentos constantes em pesquisa e inovação. Nos últimos anos, mais de 60% da receita da empresa foi dirigida para desenvolver novas tecnologias e funcionalidades. Foi assim que em 2009, nasceu o VTEX Commerce Suite.

Tentando sempre buscar o que há de moderno no mundo, o desafio era como desenvolver um único código fonte, uma única infraestrutura, com alta performance, flexível, escalável, customizável e em escala global.

Foram quase 18 meses de trabalho até o novo sistema nascer, mas agora dentro do conceito de software como serviço single tenant.

Nesse modelo, a VTEX poderia ter 10 clientes, 100 clientes, 1000 clientes ou 10 mil clientes. Não importa. O sistema sempre será o mesmo, igual, para todos eles, afinal, todas as lojas olham para a mesma instância.

multitenant-1

Você pode até se questionar: mas isso é óbvio, é muito mais fácil manter e evoluir um único sistema do que duzentos, trezentos sistemas. Mas quais empresas globais você conhece que atuam nesse modelo? Google? Facebook? Sales Force? Spotify? Isso nos dá uma ideia da complexidade de tal modelo.

Até hoje, diversos fornecedores ainda trabalham no modelo de software como serviço de primeira geração, o single tenant. Mas você deve se perguntar: como diferenciar os dois já que eu não sou técnico?

Bom, isso é simples. Basta você realizar algumas perguntas para o seu fornecedor como:

-Quando uma nova versão do sistema é atualizado, existe uma fila para atualizar os clientes, até chegar ao meu?Resposta: Se a resposta for sim, o seu fornecedor possui um código fonte para cada um.

-É possível que a minha loja esteja na versão X e de outro cliente na versão Y com outras funcionalidades?Resposta: Novamente, se a resposta for sim, o seu fornecedor também trabalha no modelo single tenant.

-Se um erro ou falha for encontrado por um determinado cliente e depois for corrigido, esse erro também será corrigido na minha loja? Resposta: Se o código é único, uma vez corrigido o código, todas as lojas absorvem aquela correção, ou seja, seu código tende a estar livre de erros.

-Minha loja pode sair do ar e a do outro cliente não, ou vice versa? Resposta: Essa é talvez a forma mais simples de se verificar. Se a loja A do seu fornecedor está fora e a sua online, por motivos de sistema, provavelmente o seu fornecedor é single tenant.

O real impacto do modelo multi tenant VTEX

A VTEX possui lojas corporativas como SonyConsulBrastempCoca-colaDisneyAVONL’orealRedBull entre outras. É normal que essas lojas demandem um alto nível de sofisticação de um sistema de e-commerce.

Por exemplo, é muito diferente ter uma lista de pedidos que está presente em qualquer sistema de e-commerce e ter um módulo de Order Management igual ao da VTEX, com centenas de funcionalidades que ajudam na gestão da loja.

Esse é um dos primeiros grandes benefícios. Em geral, as funcionalidades que compõem o sistema VTEX são mais evoluídas e maduras do que o restante do mercado. Outro exemplo é o módulo de CMS, o content management system. Muitas soluções possuem esse sistema mas ficam restritos a mudança de banner ou de cores da loja. O CMS VTEX possui total liberdade, inclusive com teste A/B nativo.

O segundo benefício e grande diferencial está na velocidade de inovação. Vamos a um exemplo do mês de Julho de 2016. Em 30 dias, foram feitas mais de 1.000 atualizações no sistema, enquanto alguns fornecedores fazem uma ou duas atualizações por mês.

VTEX-Releases-funcionalidades

Imagine então se a VTEX e outro fornecedor de mercado começassem hoje a desenvolver seus sistemas, cada um na sua velocidade, quem você acha que seria o sistema mais evoluído daqui a 12 meses? Fica difícil ver, espera que vamos te ajudar.

Velocidade-atualizaçoes

Velocidade-atualizaçoes.png Veja acima como ao final de 12 meses, o sistema da VTEX está muito a frente do outro fornecedor, considerando que este faz duas atualizações por mês, com pacotes de 5 a 10 lançamentos.

E aí, qual é o sistema que irá ser mais inovador e te ajudará a aumentar mais a sua conversão?

Os últimos lançamentos da VTEX

Para dar uma ideia da capacidade de desenvolvimento VTEX, separamos alguns módulos que foram lançados nos últimos três anos e que até hoje não possuem similares no mercado:

-Smartcheckout®:

Uma patente global da VTEX, pode aumentar em até 21% a conversão da loja. Essa tecnologia engloba checkout em apenas uma página, considerando apenas dados essenciais, sem login e senha, que armazena dados do cartão de crédito para compras futuras;

Promoções:

Um módulo com milhares de combinações para que você identifique o cliente e quais são as condições que mais impactam suas Personas. De condições simples como frete grátis, cupons, descontos percentuais ou nominais, até regras avançadas como clusters, desconto por bandeira e segmentação por horário e dia de semana. Você não se limitará com o módulo mais avançado;

Precificação:

Exclusivo sistema que realiza a gestão de preços multicanal. O gestor rapidamente definir quais são os preços que cada uma das lojas irá praticar, definindo quais são os custos de cada produto e markup desejado. Configure o sistema para sempre manter o markup desejado ou o preço de vendas;

Logística:

único sistema nativo de mercado que pode converter sua loja em omnichannel, trabalhando com estoques integrados, retirada em loja, entrega expressa e agendada. Milhares de funcionalidades que juntas diminuem os custos operacionais e unificar sinergias de canais; Order Management System (OMS): um único painel que controla todos os pedidos dos diferentes canais da empresa. Através do exclusivo sistema de workflow, você pode atualizar os status dos pedidos de maneira uniforme conforme cada etapa. Além disso, conte com o fluxo do pedido e o conversation tracker para manter todas as informações centralizadas;

CMS:

único sistema que permite a criação livre e completa da sua loja virtual sem nenhuma restrição. A criação de páginas, wireframes e conteúdos depende somente da sua imaginação. O sistema também conta com regras avançadas de segmentação de conteúdos e testa A/B.

VTEX Network:

integrar sua loja aos marketplaces já é uma realidade, mas e o que você acha de transformar a sua loja em um marketplace? Com o VTEX Network isso é possível, já que todas as lojas VTEX estão nativamente integradas uma as outras. Está em dúvida? Acha que algum outro sistema tem as mesmas funcionalidades que a VTEX? Agende agora uma conversa com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração do painel administrativo. Você verá toda capacidade de resolver os seus problemas e aumentar suas vendas!